O agitado dia-a-dia do professor

Tudo muda. As mudanças ocorrem em todos os estágios de nossa vida. Temos que nos adaptar a elas . Como se não bastassem as mudanças internas, as externas também se fazem presentes. E estas, parecem estar a “galope”, pois dia após dia nos deparamos com muitas delas, em casa, no trabalho, nos meios de comunicação, na política, na sociedade... Na vida do professor, sem dúvida, as coisas também se transformam. Da antiga lousa, do mimeógrafo e outros objetos antigos (alguns ainda usados), saltou-se para a Internet, e-mail, power point, pen-drive.....(nem consigo citar tantos pois estou atrasada ... estou ainda no tempo do mimeógrafo).
Bem... Mas vamos para o futuro... Daqui a dez anos, a vida do professor vai ser um agito só! Internet... aulas à distância... aparelhos cada vez mais sofisticados... o conhecimento a seus pés. Ele? O professor? De posse certamente das mesmas dúvidas que o professor do passado e do presente. Dúvidas estas em volta de: Como se avaliar? Como dar conta de tantas diferenças existentes entre os mais diferentes alunos? Como atender diante de alunos com os mais sofisticados meios e de outros que lhes faltam as condiçoes necessárias para uma vida digna? Como fazer um planejamento adequado? Como lidar com a situação estando sobrecarregado? Como buscar o reconhecimento da classe educadora na sociedade em que vive? Como...? Onde...?
Como vimos, mudanças ocorrem diariamente. Da Pré-História à atualidade elas se fazem presentes. Dúvidas acerca da educação persistem e com certeza se manterão. Assim como no passado existiram aqueles que foram em busca de mudanças na forma de ensinar, de se aprender, de se avaliar, existiram também aqueles que ficaram esperando de braços cruzados, sem fazer nada, sem querer mudar nada. Da mesma forma, ainda existem e continuarão a existir. Mesmo daqui há dez anos,existirão aqueles que passam sempre as mesmas coisas para seus alunos, que não se inovam, que fazem tudo como seus mestres fizeram, que cobram mudanças, mas que na prática não mudam! Infelizmente, para esses o progresso anda a passos lentos. A Educação para eles é a mesma do início até agora e as tecnologias ficaram fora do ambiente escolar!
Prof: Seli Eloisa Daltoé Black

Nenhum comentário: